terça-feira, 9 de setembro de 2008

DICAS GERAIS

DIREITO CONSTITUCIONAL:
1.Primeiramente, de grande importância, é conhecer a Constituição. Não me refiro a "decorar" todo o texto constitucional, mas uma leitura periódica trará conhecimentos das matérias que abrangem nossa extensa Carta Magna.
2. Uma boa leitura é o livro de Direito constitucional, do autor Alexandre de Moraes (Ed. Atlas). Trata-se de livro de fácil compreensão.
3.Em seguida (opcional), leia o livro Curso de direito constitucional positivo, de José Afonso da Silva (Ed. Malheiros).
4.Leia semanalmente (fundamental!) o informativo de jurisprudência do STF: cadastre-se no sitema PUSH no www.stf.gov.br.
5.Para concursos mais rigorosos (ex. Procurador da República, Consultor do Senado etc), complemente sua leitura com o livro Curso de direito constitucional, de Paulo Bonavides (Ed. Malheiros) ou Direito constitucional e teoria da constituição, de J. J. Gomes Canotilho (Ed. Almedina).
6.Faça uma revisão com um dos livros mencionados nos itens 1 e 2.

DIREITO ADMINISTRATIVO:
1.Comece com uma leitura do livro Direito administrativo, de Maria Sylvia Zanella di Pietro (Ed. Atlas), com uma linguagem bastante simples e didática. Após leia UM dos seguintes livros indicados:
- Direito administrativo brasileiro, de Hely Lopes Meirelles (Ed. Malheiros);- Curso de direito administrativo, de Celso Antônio Bandeira de Mello (Ed. Malheiros);- Manual de direito administrativo, de José dos Santos Carvalho Filho (Ed. Lumen Juris);
3.Após complemente seus estudos com a leitura de resumo de direito administrativo dirigido para concursos públicos.

DIREITO COMERCIAL
1. Para iniciar a sugestão é um livro que traz ao longo de seu texto inúmeras assertivas que foram questões de concurso.
2. Após, como um livro para complementar os estudos sugiro o Manual de Direito Comercial de Fabio Ulhoa Coelho (Ed. Saraiva)
, oab, civil, penal, tributário, previdenciário

PORTUGUÊS:
Com exercícios, a dica é a leitura da Gramática da ligua portuguesa para concursos, vestibulares, enem, colégios técnicos e militares..., de autoria de Nílson Teixeira de Almeida, Editora Saraiva.

DIREITO FINANCEIRO:
Sugiro a leitura do livro Curso de Direito Financeiro de Regis de Oliveira (ed. RT).

ATENÇÃO: Essa matéria já é uma grande tendência nos concursos públicos atuais.


DIREITO PROCESSUAL CIVIL:
1.Leia incialmente a Teoria Geral do Processo, de Autônio C. de Araújo Cintra, Ada Pellegrini Grinover e Cândido R. Dinamarco (Ed. Malheiros). Não se iluda: é obra teórica indispensável para que vc. entenda o que é um processo judicial. Em um país de forte tradição contenciosa, muitos pensam que conhecem processo civil, mas poucos realmente conhecem...
2.Leia (opcional) os três volumes do Direito processual civil brasileiro, de Vicente Greco Filho (Ed. Saraiva). Trata-se de livro de fácil e rápida leitura. Isso lhe dará base para estudo mais aprofundado.
3.Leia um dos seguintes livros:
- Curso de direito processual civil, de Humberto Theodoro Júnior (Ed. Forense);- Lições de direito processual civil, de Alexandre Freitas Câmara (Ed. Lumen Juris);
4. Estude a jurisprudência do STJ: há posições doutrinárias, antes acolhidas pelo STF, que não mais se sustentam (ex. irrelevância da boa-fé do adquirente na fraude à execução). Algumas das posições do STJ que discrepam da doutrina e jurisprudência tradicional estão sumuladas (ex. Súmula nº 84 do STJ, que prevalece em face da Súmula nº 621 do STF). DECORE todas as súmulas do STJ em matéria de direito processual civil.
5.Faça uma revisão com algum dos livros apontados nos itens 2 e 3.


DICAS GERAIS:
1.Faça exercícios. Veja as provas de concursos anteriores e tente responder às questões.
2.Leia os informativos do STF e STJ.
3.Tenha o hábito de ler artigos jurídicos diversos (mas cuidado para não se dispersar!), especialmente no tocante a novidades legislativas ou jurisprudenciais.
4.Esteja atento às novidades.
5.Preste os concursos que versem sobre as matérias que vc está estudando. Encare isso como um exercício e não como uma avaliação da sua inteligência. Lembre-se que o burro esforçado passa em concursos (ele decora a matéria e acerta as questões), mas o inteligente vagabundo não passa (para aprender, tem que estudar). Ignore as pessoas que torcem para que vc. não passe.

Concurso não é competição para vem quem é mais bacana: é uma forma de avaliação de conhecimento acumulado.

Nenhum comentário: