quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Os sete hábitos do profissional bem-sucedido

Por Lara Selem*
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"Não existe atalho algum para o desenvolvimento. A lei da
colheita nos governa. Sempre colhemos o que semeamos - nem
mais, nem menos".


É isso que afirma o autor Stephen Covey do livro Os Sete
Hábitos das Pessoas Muito Eficazes. Ele defende que os modelos
mentais são as lentes através das quais vemos o mundo, o que
determina o nosso modo de pensar e de agir. Isso quer dizer que
enxergamos o mundo não exatamente como ele é, mas como nós
estamos condicionados a vê-lo.

A experiência do referido autor com treinamento de executivos
em cem das quinhentas maiores empresas listadas pela revista
Fortune, permitiu-lhe demonstrar que sete hábitos distinguem as
pessoas bem sucedidas: a conduta pró-ativa, o estabelecimento
de objetivos, a capacidade de priorização, a postura
ganha-ganha, a atitude de primeiro compreender e depois buscar
ser compreendido, a sinergia e a renovação.

Tais hábitos valem para todo e qualquer ser humano que pretenda
desenvolver sua vida sob o manto da eficácia. E, se nós somos
as criaturas do hábito, consequentemente, serão eles que irão
definir quem nós somos.

Nido Qubein, consultor internacional, costuma afirmar que "bons
hábitos são de difícil desenvolvimento, mas de fácil
convivência; maus hábitos são de fácil desenvolvimento, mas de
difícil convivência". Pense no hábito da leitura, no hábito de
construir e desenvolver relacionamentos, no hábito de chegar
atrasado aos compromissos, no hábito da organização pessoal,
etc.

No caso da Advocacia, da mesma forma, são os nossos hábitos
como profissionais do Direito que irão definir o futuro de
nossas carreiras. E pensando em quais hábitos teriam o condão
de fazer um advogado ser bem sucedido ou não, sugerimos os
seguintes:

1. Leia pelo menos uma hora por dia. Leia de tudo, não apenas
textos jurídicos. Amplie o seu conhecimento sobre o mundo,
amplie sua cultura geral, conheça mais sobre os negócios dos
seus clientes. Leia no trânsito (se não estiver dirigindo,
claro), no avião, na sala de espera do médico. Leia sobre
assuntos que sejam inspiradores.

2. Seu sucesso depende de suas escolhas. Isso não tem nada a
ver com as circunstâncias em que você se encontra, mas com
relação aos "nãos" que você diz ao longo da vida. Escolha bem o
seu sócio, os seus advogados associados, os seus estagiários, a
sua secretária, a área do Direito em que você vai atuar, os
seus investimentos, o perfil dos seus clientes. E lembre-se:
existem escolhas que nos acompanham pelo resto de nossas vidas.
É preciso ter coragem para tomar os melhores caminhos.

3. Fale com as pessoas. Separe um tempo, todos os dias, para
ligar para 4 pessoas (clientes, colegas, parceiros, amigos,
etc.). Isso significa 20 pessoas por semana, 1.000 pessoas no
ano. Não importa a razão do seu contato, ligue apenas para
perguntar se estão bem, se os negócios vão bem, se a família
vai bem. Sabiamente, já diziam os mais antigos: "quem não é
visto, não é lembrado".

4. Seja organizado. Mantenha sua mesa de trabalho limpa. Todos
os dias. Não saia do escritório sem deixá-la organizada para o
dia seguinte. Habitue-se a só conseguir trabalhar se tudo
estiver impecavelmente no lugar. Nada de montanhas de papel na
sua frente!

5. Construa sua reputação. Se alguém perguntar sobre você para
algum de seus clientes, o que ele falaria? Será que na sua
frente ele diria uma coisa, e na sua ausência outra? Ser ético
é um hábito; ser honesto é um hábito; ser sincero é um hábito;
ser justo é um hábito. Se nos acostumamos a agir sabendo que
qualquer deslize pode por fim a uma reputação ilibada,
seguramente trataremos de construir a nossa com muito cuidado e
zelo.

6. Aprenda. Todos os dias, antes de dormir, pergunte a si
mesmo: "o que eu aprendi hoje?". Experimente aprender algo novo
todos os dias. Quanto mais você sabe, mais você será capaz de
aplicar seus conhecimentos no seu dia-a-dia. Aprenda uma nova
função do seu editor de texto, aprenda uma nova língua, aprenda
a tocar um instrumento, aprenda uma forma nova de gerenciar seu
escritório.

7. Ensine. Use todo o seu conhecimento, armazenado e construído
por anos a fio para transformar as vidas dos profissionais que
o cercam. Compartilhe com a sua equipe a sua visão sobre a
advocacia, sobre aquela tese de Direito Tributário que você
tanto estudou, sobre como se preparar para uma sustentação
oral, sobre como tratar o cliente.

Ser um advogado bem-sucedido, ao contrário do que muitos possam
pensar, está muito distante do imediatismo ou do "lance de
sorte" que faz trazer para o escritório o patrocínio "daquele"
inventário, "daqueles" honorários de sucumbência e "daquele"
contrato, cujas cifras sejam milionárias.

Ser um advogado bem-sucedido é fazer com que as oportunidades
permitam que tudo isso aconteça, mas, que por trás das cifras
milionárias, o cliente possa encontrar um profissional que,
antes de tudo e durante todo o curso de sua carreira, tem por
hábito preocupar-se com o seu autodesenvolvimento e de sua
equipe, que tem por hábito pautar sua conduta nos princípios
fundamentais da saudável convivência humana.

Assim, é preciso rever os hábitos de hoje, pois, sem dúvida
alguma, essa é a matéria-prima do seu destino... Do seu futuro.

* Lara Selem é advogada e consultora em Gestão de Serviços
Jurídicos. Executive MBA pela Baldwin Wallace College (EUA),
especialista em Gestão de Serviços Jurídicos pela FGV-EDESP
(SP). Autora dos livros "Estratégia na Advocacia" (Ed. Juruá,
2003), "Gestão Judiciária Estratégica" (ESMARN, 2004), "A
Reinvenção da Advocacia" (Forense/Fundo de Cultura, no prelo).

2 comentários:

Anônimo disse...

O meu sonho é fazer faculdade de direito só que acho muito díficil e complicado mesmo assim quero tentar amei as dicas e vou ler tudo sempre que puder para aprender + com que ta escrevendo...

beijos a todos...

PROJOVEM 1 CRUZ disse...

Estou em uma etapa muito importante para alcançar minha realização profissional, o exame de ordem é muito difícil mas esse artigo conseguiu me transportar para uma das fases mais esperadas - ser uma advogada de sucesso!
Obrigada.
Karla Medeiros.