segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ISSQN

Explique a sujeição passiva no ISSQN expondo as intercorrências doutrinárias e juriprudencial

Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza
(artigo 156, III e § 3º , Lei Complementar 116/03, Legislação Municipal)

Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), de competência dos Municípios e Distrito Federal, tem como fato gerador a prestação de serviço, por empresa ou profissional autônomo, não compreendidos na competência dos Estados.

A Base de Cálculo do ISS é o preço do serviço prestado.
As alíquotas são fixadas pelos municípios, sendo que, após Complementar fixar suas alíquotas máximas de 5% (cinco por cento) e as alíquotas mínimas de 2% (dois por cento).

Sujeito Passivo – Contribuinte e Responsáveis
Eduardo Sabbag – È sujeito passivo do ISS o prestador de serviços, empresa (exemplo: hotel) ou profissional autônomo (exemplos: médicos, dentistas, contador, advogado, ou seja, todos os “vendedores de bens imateriais”), com ou sem estabelecimento fixo (art. 5º da LC 116/03). Portanto, não serão considerados contribuintes – art. 2º, II, da LC 116/03:
a) os que prestam serviços em relação de emprego;
b) os trabalhadores avulsos (estivadores, conferentes)
c) os diretores e membros de conselhos consultivos ou fiscal de sociedades.
10 táticas para avançar na carreira


10 táticas para avançar na carreira

O que as melhores companhias esperam de seus funcionários – para contratar, promover e dar recompensasThiago CidHouve um tempo em que as companhias se contentavam com funcionários que exibissem experiência e sólido conhecimento técnico. Com o ritmo de mudanças aceleradas implantado pela globalização e pela era digital, elas passaram a buscar quem combinasse a tal base de conhecimentos com a capacidade de aprender continuamente. Isso já não basta. O profissional ideal agora precisa exibir algo bem mais intangível: o comportamento adequado. Personalidade, postura, engajamento e adesão aos valores da empresa viraram pré-requisitos. “Hoje, atributos comportamentais têm o mesmo peso que a bagagem técnica na hora de contratar ou promover um funcionário”, afirma Suely Agostinho, diretora de recursos humanos da fabricante de máquinas Caterpillar. É claro que a postura ideal de um empregado varia de acordo com a cultura da empresa. O funcionário-padrão da AmBev, um ambiente de altíssimas taxas de cobrança e recompensa, será sempre diferente do funcionário ideal da Serasa Experian, que valoriza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Mesmo assim, é possível mapear características que são valorizadas em qualquer boa empresa.
Nós as esmiuçamos a seguir, a partir do depoimento de chefes de RH de algumas das 100 Melhores Empresas para Trabalhar.
1. TEM DE SABER FAZER TUDO
Fazer bem o trabalho habitual não é suficiente. O funcionário precisa se mostrar capaz de realizar múltiplas funções. “Nosso profissional de vendas também deve saber montar uma base de dados com informações de mercado e traçar uma estratégia de marketing com essas informações”, afirma Deli Matsuo, diretor de RH do Google. Funcionários da base, como atendentes em lanchonetes do McDonald’s, também devem aprender de tudo se tiverem pretensões de ascender. “Um atendente pode chegar a executivo, mas antes deve aprender todas as funções”, diz Sheila Leme, gerente nacional do McDonald’s.
2. TENHA O ESPÍRITO DA GERAÇÃO Y
Apesar de o conceito restringir esse grupo às pessoas nascidas a partir de 1980, ou ainda depois, é possível ter características da geração Y em qualquer idade. Faz parte desse grupo quem consegue realizar várias tarefas ao mesmo tempo, desafia regras a fim de inovar, gosta de estruturas flexíveis e assimila facilmente mudanças tecnológicas, sociais e comportamentais. Apesar de o Google rejeitar o rótulo, a maior parte de seus funcionários se enquadra na descrição. “Esperamos que nossos funcionários contestem as decisões de seus líderes, que não se contentem com o convencional e acompanhem o ritmo de mudanças da sociedade”, afirma Deli. (Atenção: em empresas tradicionais e hierárquicas, seguir esse conselho pode ser prejudicial.)
3. SIM, BONS RESULTADOS AINDA CONTAM MUITO
Em qualquer empresa, os primeiros a ser promovidos são os que consistentemente apresentam bons resultados. Nas mais agressivas, como a AmBev, isso é claro: as metas de produtividade devem ser quebradas constantemente (o que exige esforço extraordinário). Para compensar os sacrifícios, esse tipo de empresa tende a oferecer salários e benefícios bem acima da média. “Para vencer aqui, é preciso estar alinhado com nossa política de superação de metas”, afirma Thiago Porto, diretor de desenvolvimento de pessoas da AmBev.
4. GANHA MAIS QUEM SE PREOCUPA COM OS OUTROS
Cada vez mais as empresas vêm valorizando quem se envolve realmente com programas sociais e ambientais transformadores. “Nós sondamos as opiniões dos candidatos sobre os temas sociais e damos prioridade aos que tiveram algum engajamento, como trabalho em ONGs e programas de voluntariado”, afirma Milton Pereira, da Serasa Experian. Faz sentido. Esse profissional geralmente é mais apto a fazer com que os produtos e serviços da companhia atendam às necessidades do mercado.
5. EMPREENDEDOR OU EMPREGADO? OS DOIS
A aparente contradição já faz parte do vocabulário do RH de quase todas as empresas. Elas promovem e recompensam os funcionários capazes não só de detectar problemas, mas também de resolvê-los por conta própria. “Tudo o que ocorre na empresa é responsabilidade do funcionário. Não queremos que ele acione o chefe por qualquer coisa”, afirma Deli, do Google. A Caterpillar incrementou o tradicional sistema de sugestões dos funcionários com metas: cada funcionário deve apresentar anualmente 14 propostas, todas assinadas. Para detectar se o candidato é empreendedor, muitos recrutadores esperam que ele seja capaz de dar sugestões para melhorar ou inovar.
6. NÃO PROMETA, MOSTRE O QUE JÁ FEZ
“Quando um candidato chega me prometendo esforço e comprometimento, eu desanimo”, afirma Shane Smith, da Coca-Cola. “Quero que me convençam com provas de competência, não com promessas.” O que ele diz é que exemplos de tarefas bem-sucedidas valem mais que uma hipotética demonstração de talento. O mesmo vale para as promoções. Melhor que jurar que se sairá bem nos novos desafios é assumi-los, ser pró-ativo, e depois pedir o reconhecimento da empresa.
7. TEM DE ATUAR NO TIME DOS OUTROS
As estruturas das empresas não são tão verticais quanto antes. Muitas trabalham por demanda, com estruturas fluidas, e o tamanho das equipes é determinado de acordo com cada projeto. O profissional, portanto, deve saber trabalhar sozinho e em equipe, coordenar e ser coordenado. Essa é a mentalidade que impera na Promon. “Cada funcionário tem de valer por uma equipe inteira, seja na realização das competências, ou, mais ainda, na capacidade de trabalhar sozinho ou em equipe”, diz Márcia Fernandes, diretora de relações humanas da companhia.
8. É PRECISO TER PAIXÃO PELA MARCA
Trata-se de algo mais difícil que o velho “vestir a camisa da empresa”, que podia ser feito com mera obediência cega a ordens. Agora, companhias como Embraer, Google e Coca-Cola esperam que seus funcionários assimilem sua filosofia de trabalho. “A Coca-Cola está associada a momentos de sonho e otimismo”, afirma Smith. “Se o funcionário ligar esses sentimentos à empresa, o resultado será um trabalho feito com paixão e qualidade.” A Embraer procura o mesmo nível de envolvimento. “Queremos pessoas com aderência a nossos valores, como a inovação constante e a visão de longo prazo”, diz Eunice Batista, diretora de RH da companhia.
9. ENCONTRE SENTIDO NO TRABALHO
Pela nova cartilha das empresas, um funcionário que não vê sentido no que faz dificilmente entregará o resultado esperado. Suely Agostinho, da Caterpillar, diz que os funcionários acreditam que contribuem com um projeto maior. “Por isso, eles sabem que o trabalho de cada um é fundamental para que o todo prospere.”
10. QUALQUER QUE SEJA SEU CARGO, SEJA UM LÍDER
“Esperamos que todos os nossos funcionários sejam líderes, mesmo os estagiários”, diz Milton Pereira, da Serasa Experian. Para ele, um líder tem três características:conhece a estrutura e os processos da empresa;atua como educador, ao orientar e ouvir as pessoas; emostra capacidade de transformar.

Comentário 1
A validade desssas regras é servirem de modelo, objetivos a serem continuamente buscados.Muito bonito, mas em geral utópico…se essas regras fossem realmente aplicadas, as empresas seriam bem diferentes. As pessoas que dirigem as empresas não seguem a maioria dessas regras.Posso parecer pessimista, mas prefiro ser realista. Num “admirável mundo novo”, talvez.Para que as pessoas melhorem, precisam de incentivos, e isso não inclui só remuneração; é como educar um filho, ter um relacionamento: regras claras, apoio e compreensão. O restante se desenvolve espontâneamente.

Comentário 2
Essas táticas acama sendo o resultado do desenvolvimento de uma personalidade ao longo dos anos, ou seja, se a pessoa não for bem formada e não tiver rígidos princípios éticos e de caráter, não conseguirá usar essas táticas por muito tempo sem que percebam que a pessoa está manobrando , manipulando ou praticando alpinismo social na empresa.
Retirado do site.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Cinco passos para Comunicar BEM

Cinco passos para Comunicar BEM
De sua nota
Saber transmitir uma mensagem de maneira clara, concisa e eficaz é hoje uma habilidade imprescindível para as lideranças. Os cinco passos a seguir podem ajudá-lo a tornar sua comunicação mais eficaz. Utilize-os em suas reuniões de equipe, RACs e apresentações e observe os resultados. Você perceberá como uma boa comunicação faz a diferença!
1 – RESULTADOS Que resultados você quer alcançar com a comunicação?informar? persuadir? instruir? Para envolver audiências e direcioná-las à ação, você precisa comunicar claramente qual resultado você deseja. Comece com o OBJETIVO FINAL em mente.
2 - AUDIENCIA Quem é o seu público-alvo?Analise o público-alvo sempre que necessário para desenvolver uma estratégia que atenda às suas necessidades. • Como ele se sente? • O que pensa? • O que influencia o seu pensamento? • O que influencia suas ações? Quanto mais você souber sobre seu público-alvo, melhor você estará capacitado para movê-lo à ação.
3 – MENSAGENS Quais as mensagens básicas (tópicos-chave) que influenciam a tomada de decisão do seu público-alvo? Mensagens Básicas -> Atenção da Audiência -> Tomada de decisão As pessoas são mais receptivas a prestar atenção se a mensagem despertar interesse e transmitir significado.
Ao estruturar seu discurso, escolha somente os tópicos que irão ajudá-lo a alcançar o resultado esperado. Use o objetivo final como um filtro para determinar quais mensagens (tópicos-chave) incluirá em sua comunicação.
4 – TATICAS Qual é o meio mais eficaz de atingir o público-alvo?Considere um conjunto de táticas que ajudem a expressar mensagens consistentes. • Aprenda técnicas de apresentação (oratória) • Explore os recursos audiovisuais disponíveis • Busque a interatividade com a audiência A liderança deve reforçar as mensagens várias vezes ao grupo (equipe). A repetição é importante para a assimilação do que realmente é importante.
5 – MENSURACAO Como saber se você foi bem sucedido na comunicação?A mensuração pode ser feita de várias maneiras e não necessita ser complexa, tomar muito tempo ou ter um custo alto. Sugestões: - Converse individualmente com integrantes do grupo após a reunião (procure saber suas opiniões, expectativas); - Nas reuniões seguintes, procure questionar o grupo sobre os assuntos do encontro anterior; - Aplique avaliações curtas (impressas ou via e-mail). Obter FEEDBACK é imprescindível no processo de comunicação.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Sem Reconhecimento de Firma

O Diario Oficial da União no dia 12 publicou o Decreto 6932 de 11/08/2009, que entre outras providencia dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão, confirma a dispensa do reconhecimento de firma em documentos produzidos no Brasil e institui a

" A CARTA DE SERVIÇO AO CIDADÃO"

DesafiOAB

DesafiOAB, que tem por finalidade a revisão de cada uma das disciplinas para 1.ª fase do 139 Exame de Ordem.

O Desafio será realizado no dia 12 de setembro de 2009.

www.youtube.com/watch?v=t3hB-l1Zxr0

Eu Fiz e adorei e passei com as Dicas mara dos professores...


Faça eu aconselho!!!

Durante o evento, tem sorteio de livros jurídicos aos alunos, massagem, é divertido!!!

e principalmente Muitas Dicas!!!!!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Crie sua página.

http://www.direito.com.br/

www.DIREITO. com.brParticipe! Crie sua página. Faça sua rede de contatos. Convide amigos. Tenha um blog. Compartilhe idéias e soluções. Powered by IdeaValley

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

NOVA LEI MS - MANDADO DE SEGURANÇA

Foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira a nova lei do Mandado de Segurança. Trata-se da Lei nº 12.016/09, que revoga, dentre outras, a Lei nº 1.533/51, que até então regulamentava o MS.

Para terem acesso à Lei, cliquem no seguinte link:

http://www.planalto .gov.br/ccivil_ 03/_Ato2007- 2010/2009/ Lei/L12016. htm


Abraços,

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Palestra via on line

http://www.r2learning.com.br/_ambiente_aula_v3/home/

acessem e assistam as palestra via on line oks...pois ao final são emitidos certifcados gratuitos com temas oportunos... .

Não basta decorar, repetir, copiar,....


Não basta decorar, repetir, copiar,....


É preciso aprender a aprender. Estudar é uma forma de reinventar, de recriar, de reescrever,... Estudar é, acima de tudo, pensar a prática e pensar a prática é a melhor maneira de aprender.O grande responsável pelo aprendizado é o próprio aluno, que segundo o educador, deve pegar o texto de um autor e transformar em um texto seu, sem perder a essência do origina


Este Blog tem como finalidades, entre outras facilitar

:1.Administrar com mais precisão seu tempo de estudo.

2.Estruturar organizada e objetivamente seu pensamento.

3.Preparar adequadamente tanto para assistir uma aula expositiva, uma conferência, quanto uma palestra.

4.Anotar e resumir os assuntos de estudo.

5.Esquematizar

6.Sublinhar

7.Interpretar e

8.Resumir os textos estudados, dentro dos padrões modernos das técnicas do aprendizado.

9.Submeter-se com eficiência e eficácia à provas objetivas ou dissertativas.


Estudar para a vida e não apenas para passar de ano, para atender uma exigência do professor ou do estabelecimento de ensino.


Saber estudar é acima de tudo saber pensar. Sabendo aprender e aprendendo cada vez mais e melhor é-se então capaz de redefinir e melhorar o seu destino, com a meta de uma melhoria contínua da qualidade de vida.

Agora é lei: recusa em fazer teste de DNA presume paternidade




O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou na última quinta-feira, dia 30, a Lei n. 12.004, alterando a Lei no 8.560, que regula a investigação de paternidade dos filhos havidos fora do casamento.


A mudança na legislação reconhece a presunção de paternidade quando o suposto pai se recusar em se submeter a exame de DNA ou a qualquer outro meio científico de prova, quando estiver respondendo a processo de investigação de paternidade, entendimento iniciado em julgamentos do Superior Tribunal de Justiça e sumulado no tribunal desde 2004.