terça-feira, 20 de novembro de 2007

Como Administrar seu Tempo

Gerenciar melhor o tempo é um dos maiores desafios que enfrentamos. Mas antes de aprender a administrar melhor o tempo é preciso identificar o motivo que torna nosso dia a dia improdutivo. As causas podem ser muitas: perfeccionismo, dificuldade de dizer não, falta de planejamento etc

É ilusão acreditar que sempre teremos tempo para fazer tudo o que precisamos e desejamos
. Mas estabelecer metas, definir prioridades e organizar as coisas, pode ajudar muito a tornar a vida mais produtiva e prazerosa.
Aqui estão algumas dicas tiradas de sites variados que tem me ajudado muito a organizar a vida e as atitudes de um modo geral, espero que ajudem mais alguem:













Agenda:
Um acessório indispensável pra qualquer pessoa. A agenda não é apenas um lugar onde anota números de telefones, consultas médicas, ela pode te ajudar a:


Lembrar-se de tarefas futuras.

Anotar compromissos.

Escrever listas de coisas a fazer.


Planejar sua semana.

Planejar seu dia.

Anotar prazos importantes.

Controlar tarefas com prazos determinados.

Registrar idéias e acompanhar projetos.

Lembrar-se de eventos recorrentes como datas especiais e aniversários, compromissos semanais ou mensais, etc.

Registrar e guardar números de telefone e endereços.

Armazenar informações pessoais como números de documentos, contas bancárias, códigos, senhas, etc.

Programar atividades recorrentes como reuniões com colaboradores, operações de backup de dados, organização ou limpeza semanal da sua área de trabalho.

Organizar atividades com base em suas metas e objetivos.

Desenvolver mapas mentais.


Espaço de trabalho:

Organizar o seu espaço de trabalho é um grande passo na busca por mais produtividade e qualidade de vida. Você não precisa ser um especialista em decoração pra saber que o espaço de trabalho adequado pode leva-lo ao sucesso, enquanto que um escritório desorganizado pode sugar o seu tempo e energia.Com a organização, o escritório passa a trabalhar para você e ainda dar-lhe mais tempo para um cafezinho extra ou para adiantar uma tarefa importante. Mantenha a mesa limpa, evite acumular papéis, documentos e outras coisas sobre ela. Organize seus arquivos, guarde documentos da empresa como se fossem seus e limpe as gavetas, tire tudo que for excessivo, tenha pastas de PVC transparentes com etiquetas para cada assunto do dia, uma para pendencias, urgências, etc, elas devem ficar nas gavetas.

Casa:
Nossa casa é o lugar onde desfrutamos as melhores horas do nosso dia, por isso, ela deve ser um ambiente limpo, harmonioso, equilibrado e organizado. Não é fácil alcançar este status, mas é possível quando sabemos por onde começar e como dar continuidade a este processo. Organizar a casa deve ser uma prioridade em nossas vidas para que possamos desfrutar de momentos agradáveis com nossa família, ao invés de desperdiçar este precioso tempo colocando coisas em seus lugares ou tentando liberar algum espaço para sentarmos no sofá. Diz o ditado que a casa é o retrato fiel de seus donos…

Lidando com as outras pessoas:
1 – Atenda ao telefone de acordo com sua conveniência.
Termine o seu trabalho ou o seu momento de descanso em paz. Deixe que a secretária eletrônica faça o trabalho dela. Fazendo isso, você tem o tempo necessário para si, o que ajuda a se imunizar contra o estresse que chega a sua vida.
2 – Aproxime-se de pessoas positivas.
Procure pessoas com atitudes positivas, que façam exercícios e tenham uma dieta saudável. Uma atitude positiva nas pessoas a sua volta pode ser contagiosa.
3 – Esteja no Presente.
Mantenha sua atenção na pessoa que está com você ou no projeto que você tem que terminar. Não deixe sua mente vagar: tentar pensar em outras pessoas ou projetos coloca estresse sobre você e sobre seu relacionamento.
4 – Delegue trabalho para outros.
Seus filhos, esposo ou parceiro, colegas de trabalho e amigos são capazes de ajudá-lo se você abordá-los com o espírito de cooperação. Esteja disposto a fazer o mesmo por eles. Ser parte de um time gera um bom sentimento dentro de você.
5 – Discuta seus problemas.
Converse com um amigo ou com quem ama sobre suas preocupações. Quando outra pessoa é sua caixa de ressonância, você pode conseguir ver as coisas mais claramente. Aliviar-se de seus fardos ajuda a remover estresse de sua vida.
6 – Edite as pessoas negativas de sua vida.
Você não precisa estar rodeado de pessoas que gostam de reclamar, fofocar e choramingar. Deixe que elas importunem umas as outras. Tire-as de sua vida. Não há sentido em ter relacionamentos com pessoas que te puxam para baixo.
7 – Perdoe os outros.
Aceite desculpas. Mesmo que não peçam desculpas, procure as qualidades e aceite-as como parte de uma pessoa inteira, e continue com sua vida. Evite o estresse de pensar que você pode mudar outra pessoa.
8 – Contrate um profissional.
Pessoas como conselheiros financeiros, contadores, e organizadores profissionais se mantêm lado a lado com as inovações em seus campos. Tirar vantagem de suas habilidades vai deixar seu tempo livre para outras coisas.
9 – Cuide de seus relacionamentos.
Mande cartões, compre flores, ligue, deixe uma mensagem romântica. Um sistema de apoio na atenção é uma grande defesa contra o estresse.
10 – Coloque amor em suas ações.
Pense nos receptores de suas ações – incluindo você mesmo – e adicione amor ao que está fazendo. A medida que trabalha o amor dentro de suas ações, observe que ele tem um efeito onda nas vidas daqueles à sua volta.
11 – Recuse convites.
Entenda que às vezes você precisa de tempo para você mesmo, o que trará a necessidade de dizer “não” a algumas atividades e projetos. Dizer “sim” o tempo todo pode levá-lo a estar coma agenda superlotada e estressado.
12 – Ame os animais.
Pessoas com seus próprios bichinhos de estimação mostram ter menos estresse. Se você não pode ter o seu, tenha um tempo para brincar com os de outras pessoas ou para observar os animais na natureza.
13 – Pense em mais alguém.
Tire seus pensamentos de seus próprios problemas e tensões fazendo algo para outra pessoa ou causa que beneficie sua comunidade. Você terá de volta mais do que deu.

Melhore sua relação com você mesmo:
1 – Mude o ritmo nos finais de semana
Faça da sua atividade nos fins de semana e férias o oposto do tipo que tem em seu trabalho: se seu trabalho é devagar e previsível, seu fim de semana pode ser mais agitado. Se seu trabalho é agitado, tire o tempo para relaxar e vegetar em casa.
2 – Não se compare a ninguém.
Sempre haverá pessoas que são mais ricas, mais magras, que têm carros, casa e coisas mais legais. Por que forçar-se ao estresse de se comparar com essas pessoas? Trabalhe em ser o melhor que você pode ser. Ninguém pode ser um você melhor do que você!
3 – Conte suas bênçãos.
Lembre-se delas especialmente quando as coisas derem errado. Coloque-as no contexto da sua situação atual, e perceba o quão sortudo você realmente é por ter as bênçãos que tem em sua vida.
4 – Desenvolva o seu otimismo.
Procure as coisas boas nas pessoas e circunstâncias à sua volta. Está é a chave para se tornar uma pessoa positiva. O positivo vai sobrepor o negativo em sua vida.
5 – Distinga entre necessidades e preferências.
Você precisa de água, comida, roupas básicas e teto. Qualquer outra coisa é preferência. Evite trabalhar demais para atingir algo que você realmente não precisa: isto é um estresse adicional.
6 – Expresse sua alegria.
Seja dançando, cantando, pintando, trabalhando com argila ou fazendo bijuterias, encontre uma saída criativa que expresse a essência da alegria que você pode dividir com outros.
7 – Termine um projeto.
Volte sua atenção a algo que você vem querendo terminar. Uma vez feito isto, você começará a construir um impulso de terminar outras coisas. Veja-se como um executor.
8 – Perdoe-se.
Você cometeu erros. Não se prenda a eles. Agora que você sabe mais, faça melhor!
9 – Favoreça-se diariamente.
Certifique-se de fazer algo de que gosta todos os dias. De a si mesmo algo por que esperar diariamente. Se cuidar vai ajudar a diminuir seu estresse.
10 - Deixe que algumas coisas sejam “boas o suficiente”.
Um cabelo fora do lugar, um amassadinho em uma camisa, uma sujeirinha no carro: nada disto vai te matar ou fazer outra pessoa pensar que você é ruim. Tentar atingir a perfeição é estressante.
11 – Mantenha uma conexão espiritual.
Seja através de meditação, orações, tocando bateria ou escrevendo poesia, encontre uma forma de manter uma conexão espiritual em sua vida.
12 – Cometa novos enganos todos os dias.
Admita que cometeu erros, corrija-os e aprenda com eles. Aceite que cometer enganos é uma parte da vida. Adote uma atitude positiva com relação a eles e esteja determinado que ao invés de cometer os mesmos erros sempre, você cometerá novos erros todos os dias.
13 – Resolva as coisas quando estiver pronto.
Não seja sugado pela crença que você pode fazer uma mudança positiva para si mesmo apenas uma vez por ano. Ao fazê-lo, você deixa que o calendário seja seu ditador. Se você sente que a hora é certa em Março, Junho, ou Setembro, dê o passo neste momento!
14 – Organize sua vida.
Uma casa e um espaço de trabalho em ordem são lugares onde você sabe como encontrar as coisas. Crie um sistema que faça sentido para você. (Não há um jeito “certo”). Procurar pelas coisas é estressante.
15 – Leia um livro.
Tente “Os Sete Hábitos das Pessoas Muito Eficazes” de Stephen R. Covey. Ou encontre um que te agrade em uma biblioteca ou livraria.
16 – Simplifique sua vida.
Procure sempre tornar as coisas mais fáceis. Uma vida complicada pode induzir ao estresse.
17 – Assuma a responsabilidade por suas ações.
Aceite as conseqüências de seus atos. Não desperdice seu tempo ou energia colocando a culpa nos outros.
18 – Fale a verdade.
Isto manterá sua consciência limpa e você eliminará o estresse associado a mentir.
19 – Cuidado em como fala de si mesmo.
Mantenha uma imagem realista de si. Não fale mal de você mesmo. Pense e fale de você com bondade.
20 – Escreva uma missão para sua vida.
Saiba quais são seus objetivos – pelo que você quer ser conhecido em sua vida. Envolva-se em atividades que o aproximem de seus objetivos.

Cuide do corpo, da alma, de você:
1 – Respire fundo.
Dê longos, profundos e lentos respiros para ajudar a oxigenar todo o seu sistema. Conte até 10 à medida que o ar vai entrando por seu nariz, e depois conte até 10 enquanto você expele o ar por sua boca. Repita isto 10 vezes para relaxar.
2 – Saia do lugar.
Quando as coisas não estiverem funcionando no local onde você está, ou na atividade em que você está trabalhando, mude o local ou a atividade por um tempo. Quando você voltar, você terá uma chance melhor de ver as coisas de forma diferente.
3 – Escolha os ambientes adequados.
Esteja você em casa, no escritório, ou na hora do lazer, foque-se em suas necessidades e interesses; encontre ambientes que combinem com eles. Você se sentirá menos estressado se o ambiente for confortável para você.
4 – Faça suas refeições longe da bagunça.
Afaste-se de seu espaço de trabalho na hora de almoçar ou jantar. Veja seu alimento como um sustento necessário. Dê-se o sentimento de estar se cuidando. Quando você se cuida, você tem menos estresse.
5 – Exercite-se.
Levante-se e se mexa, especialmente depois de longos períodos sentado no trabalho. Seu corpo precisa de exercícios, e o oxigênio precisa passar pelo seu corpo abundantemente. Um corpo tenso pode ser estressante.
6 – Procure Tratamentos Corporais relaxantes.
Vários tipos de tratamentos corporais podem te ajudar a diminuir o estresse: massagem, shiatsu, e outras técnicas relaxantes são possibilidades.
7 – Entre em contato com a natureza.
Estar em contato com a natureza é estar em contato com algo maior que si mesmo. Dê uma caminhada, cultive um jardim, observe as folhas quando mudam as estações: ao fazê-lo você tem uma noção realista de si mesmo com relação ao funcionamento das coisas.
8 – Preste atenção à sua aparência.
Faça algo para se sentir mais atraente. Quando você sentir que está em sua melhor aparência, você se sentirá melhor. E isto, em retorno, reduz o seu estresse.
9 – Procure a água como refúgio.
Entre na banheira ou chuveiro de água quente. No clima quente, uma ducha fria pode resolver. Sinta o estresse se dissolvendo enquanto você aproveita as propriedades restaurativas da água.
10 – Durma tanto quanto precisar.
Não deixe nada o impedir de ter o descanso que precisa. Você tomará melhores decisões se estiver descansado, e você ficará menos propenso ao estresse.
11 – Preste atenção ao que coloca pra dentro de seu corpo.
Não subestime o efeito negativo de cafeína, açúcar, tabaco, sabores e cores artificiais, carne e comidas processadas em seu corpo. Uma dieta de alimentos integrais e orgânicos vai contribuir para uma saúde melhor e maior bem estar.

Um comentário:

Valentina disse...

que máximo esse blog, já virei fã!!!!Hoje postei umas dicas de como passar em concurso!!!venha ver!!!