quarta-feira, 5 de março de 2008

O ESTADO DA ARTE NA CONSTRUÇÃO DA CARREIRA JURIDICA

O Estado da Arte na Construção da Carreira Jurídica
Rodrigo Bertozzi e Lara Selem

"Não se trata de quem você conhece, mas de quem conhece você." (Jeffrey Gitomer)

O maior desafio de um profissional está em conquistar respeito e uma reputação inabalável que leve ao sucesso na carreira. Para alcançá-lo devemos perseguir algo, ao mesmo tempo, simples e complexo. Trata-se de transformar em resultado as oportunidades vislumbradas nos relacionamentos.

Não basta traçar um caminho. Não basta ter bons amigos. Não basta ser competente.

As pessoas precisam acreditar que você possui valor. E, para se ter valor é necessário exercitar uma prática diária: ajudar aos outros profissionalmente e ser o líder servidor que permita as pessoas ao seu redor serem bem sucedidas. O que mata o futuro de um profissional da área jurídica são o excesso de ambição e a inveja (que para Dante era a raiz de todos os pecados humanos).

O estado da arte na construção de uma sólida e bem sucedida carreira está na rede de contatos que se constrói ao longo do tempo. É inverter o quem você conhece para o quem conhece você.

Pode, em uma descuidada análise, parecer uma afirmação simplista, sem nenhum mistério ou segredo. Porém, além de um pensamento poderoso, é uma alteração de posicionamento que fará toda a diferença no curso da carreira do profissional do Direito.

ALGUMAS DICAS PARA SE TORNAR CONHECIDO:

1. Procure sempre ajudar aos outros para que tenham sucesso. Ao plantar dezenas de pequenos atos, grandes colheitas estarão ao seu dispor quando menos esperar;

2. Tenha suas idéias impressas constantemente. Trace um plano anual de publicação de artigos, guias e livros. Ser impresso é uma forma dos outros conhecerem você;

3. Fale em público sempre que possível. Quando falamos para um público, naquele momento somos uma espécie de líder. Como afirma Jeffrey Gitomer, "você pode não conhecer o público, mas ao final da exposição, o grupo todo conhecerá você";

4. Transmita conhecimento que agregue valor às pessoas ao seu redor. Seja generoso ao expor o que você sabe;

5. Desafie o senso comum e proponha novas maneiras de fazer o seu trabalho e da sua equipe. A inovação e ousadia são temperos especiais na construção de uma carreira brilhante;

6. Tenha atitude para resolver problemas. Não fique esperando que outros o façam. E se o fizerem, tome a dianteira para ajudá-los.

7. Apresente-se diante das pessoas com uma postura humilde e forte. A humildade permite furar couraças da presunção e a força deixa uma impressão positiva sobre você;

8. Separe meia hora por dia para pensar em sua carreira, em seus contatos, em preparar um conhecimento diferenciado e em agregar valor ao seu trabalho. Ao final de um mês serão 660 minutos e ao final de um ano, 7.920 minutos dedicados à sua carreira;

9. Durante uma exposição de idéias, use exemplos práticos e atuais. Converse com algumas pessoas da platéia antes de começar e retire delas conteúdo para usar naquele instante;

10. Defina metas para sua carreira e supere-as sempre que possível. Acredite, a maioria dos profissionais (e muitos de seus concorrentes) não planejam suas carreiras;

11. Aprenda a contar histórias. Seja em audiências, palestras, artigos ou mesmo em contatos pessoais realizados durante eventos;

12. Não seja um chato. Aprenda a exercitar a paciência e domar os lábios. Saiba que as pessoas adoram falar de si mesmas, então, ouça-as;


13. Projete uma imagem pessoal que gere confiança nas pessoas. Tudo importa. Roupas, gestos, vocabulário, interesse, atitude, suavidade e sabedoria. Pergunte-se: Qual imagem você tem de si mesmo? Provavelmente ela será a mesma que os outros terão de você;

14. Descubra o que há em comum entre você e as pessoas que o rodearem. Quanto mais cedo você descobrir, mais rápido as barreiras entre vocês cairão.

15. Gere informações valiosas para os outros. Informações úteis, informações que permitam a outras pessoas a se conectarem e fazerem negócios entre si.

Como se vê, uma reputação não se constrói com recursos financeiros, mas com conhecimento, dedicação e contatos valorosos. Sendo assim, cuide constantemente da sua, pois é ela que determinará como será o seu futuro.

E se as pessoas perguntarem: Pra quê fazer contatos? Responda: Ora, porque as melhores oportunidades não são ofertadas no jornal.

Elas estão na mente das pessoas que conhecem você!!!

fonte: www.estrategianaadvocacia.com.br

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