terça-feira, 25 de março de 2008

profissões do futuro"

Tecnologia
Agronegócios e meio ambiente
Qualidade de vida
Educação
Entretenimento

Quando se usa a expressão "profissões do futuro" é porque não se tem a mínima noção de quais serão elas. Isso porque o futuro é incerto. Veja que quem escolheu o curso de telecomunicações há 6 anos atrás pensando ser essa uma das profissões do futuro quando se formou no ano passado ou nesse ano encontrou um mercado saturado e sem muita demanda. Na realidade hoje se empregam mais passadores de cabos que engenheiros de telecom.Portanto escolher uma profissão pode ser algo bem complicado. Veja uma pessoa que escolheu Geografia há 5 anos pensando que ia virar um professor semi desempregado é hoje um profissional disputado em diversas áreas, inclusive marketing e análise de sistemas. Se você pensar que o Brasil está crescendo e que o déficit de moradias no país é enorme e que boa parte das construções feitas atualmente são favelas que deverão ser demolidas mais cedo ou mais tarde, então as profissões relacionadas com construção civil pode ser uma das profissões do futuro. A engenharia mecânica já foi uma super profissão, já deixou de ser, já voltou a ser, e agora está mais ou menos. A matemática pura pode parecer uma loucura, mas existe muita demanda por matemáticos no mundo moderno, pois as teorias matemáticas mais avançadas estão sendo usadas em diversos campos como o marketing, as análises financeiras, o comércio eletrônico, a logística, a perfuração de petróleo.Se eu fosse apostar em alguma profissão ia buscar uma ciência pura ou próximo, ou uma engenharia, pois são profissões que dão base para você poder se adaptar rapidamente as demandas imprevisíveis que vem por aí. O mercado do entretenimento também é crescente, porém é muito difícil prever como será esse mercado daqui a 10 anos, com as revoluções digitais que estamos vivendo. Se você gosta de humanas, vai ter que fazer pelo menos 2 faculdades e mais uma pós ou um mestrado, pois o mundo cada vez mais complexo precisará de pessoas com base em muitas coisas diferentes para ajudar a explicar, comece com filosofia (a mãe de todas) e depois busque literatura, jornalismo, história ou outra. O ponto fundamental é que o profissional do futuro tem que ser flexível, eclético, profundo e abrangente, tem que trabalhar em equipe lidar com muitas disciplinas. As ciências básicas ajudam muito nisso, e preparam sua capacidade para lidar com qualquer desafio que apresente. Conheço gente que ganha dinheiro como biólogo, como químico, como matemático, como geologo ou geógrafo.Se você olhar a área que gosta e que tem facilidade de aprender e for fundo, suas chances no futuro serão grandes. Se quiser um caminho fácil para ganhar dinheiro, sugiro um curso no mercado de capitais para operador de bolsa. Se você não morrer de stress aos 30 anos e for bom, poderá se aposentar cedo.


vamos as dicas que podem te ajudar a descobrir se a profissão que promete tem a ver com você.- Primeiro pergunte o que você gosta de fazer. Depois, quais as oportunidades de mercado e por último o que você é efetivamente capaz de fazer;- Saiba quais são os seus talentos, aposte na sua qualificação. Talento é uma coisa natural, qualificação você pode buscar. Se conseguir juntar os dois é sucesso garantido; - Não se esqueça: é bom você gostar do que faz, pois vai fazer todos os dias.
E talvez mais importante do que saber quais serão as profissões do futuro seja saber qual o perfil do profissional do futuro. Ele deve ser extremamente dedicado à inovação, ao conhecimento e muito, muito hábil com as pessoas. Valoriza-se demais a inteligência emocional, a capacidade de interação com o ser humano, com os novos ambientes, com as novas culturas. “A capacidade de aprende e se adaptar a um novo modelo rapidamente é o que vai fazer o profissional se manter atualizado e seguro no mercado. Não exatamente numa profissão”, orienta o especialista.
Um abraço,

Nenhum comentário: