sexta-feira, 25 de julho de 2008

Técnicas de Memorização

Júlio Pacheco


INTRODUÇÃO:

Olá, este material foi resumido ao máximo, para que você aprenda o mais rápido possível sobre as Técnicas de Memorização e não fique fadigado em ler tanto conteúdo!!!!As técnicas que utilizo me ajudam de três maneiras nos meus estudos:1. Reduz o tempo de estudo. 2. Mantenho o assunto na mente por muito mais tempo. 3. E o mais incrível de todos: Consigo lembrar e falar artigo por artigo, inclusive a doutrina relacionada a cada artigo. Ex: Consigo falar cada artigo do código penal, inclusive o número do artigo. E se você me falar uma palavra sobre qualquer um artigo, eu consigo dizer sobre qual artigo você está falando!!!! Incrível, não é?As técnicas que utilizo são:-Técnica do Mapeamento de Conteúdos-Técnica dos Números por associação -Técnica do Empilhamento-Técnica de Link-Técnica de Revisão Periódica- Aplicação das Técnicas no Código PenalSempre é importante aprendermos o máximo possível sobre formas de estudo, sobre o nosso cérebro, etc.Então dê uma olhada no quadro abaixo:01) Aprendemos:

TÉCNICA DE LINKSA técnica LINK é baseada em vincular palavras criando uma história, por exemplo:Mesa, Mulher e Carro.Vamos aplicar a técnica:Imagine você sentado em sua mesa. Logo entra na sala, uma mulher só de biquíni e ela senta em cima da sua mesa bem pertinho de você. Enquanto você fica babando por ela, um carro desgovernado derruba a parede do escritório e só para em cima da mulher, que morreu esmagada.Pronto! Simples, não é?

TÉCNICA DO EMPILHAMENTOEsta técnica é parecida com a técnica de Link. Eu costumo utilizar as duas.Vou dar um pequeno exemplo desta técnica: Vamos memorizar as seguintes palavras: 1. Cavalo 2. Geladeira 3. Gato.Imagine um cavalo na sua frente; Agora imagine este cavalo carregando uma geladeira; Por último, imagine um gato em cima desta geladeira, querendo pular, mais ele fica com medo. Você acabou de memorizar três palavras, que apesar de serem simples, mas quando você acordar no outro dia, você será capaz de relembrar a mesma seqüência.
TÉCNICA DO MAPEAMENTOTom Buzzan deu uma grande contribuição para os estudos utilizando a técnica de mapeamento. Outra grande ajuda, foi a técnica da árvore criada pelo professor Edvaldo Pereira Lima, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.Antes de memorizar um assunto novo, sempre dou umas 3 lidas, para conhecer e fazer o mapeamento do conteúdo. No ramo do mapeamento, dou crédito ao Edmo, dono da comunidade no ORKUT "MACETES DO DIREITO" que tem dado grande contribuição para nós estudantes. A comunidade disponibiliza vários mapas, o que faz com que diminua o tempo gasto com o mapeamento de conteúdos. E mais!!!! O Edmo estará lançando um Livro para você se aperfeiçoar ainda mais.Esta técnica consiste em anotar os temas principais. Um exemplo bem prático, é o índice remissivo do seu Vade Mecum. O modelo de organização é o mesmo, você só não utilizará os números das páginas.TÉCNICA DO CÓDIGO NUMÉRICOUtilizo esta técnica com freqüência, principalmente no Código Penal onde as penas são muito variadas, por isso, a importância desta técnica.Cada número pode ser substituído por uma ou duas letras. Veja o quadro abaixo:0 - S ou Ç - Ex: Sofá1 - T ou D - Ex: Tábua2 - N ou NH - Ex: Neném3 - M - Ex: Macaco4 - R ou RR - Ex: Rapaz5 - L ou LH - Ex: Lousa6 - J ou G - Ex: Jaca7 - C - Ex: Carro8 - F ou V - Ex: Fio ou Vela9 - B ou P - Ex: Bateria ou PratoQuando temos dezenas, como por exemplo o número 18, Você poderá escolher uma letra de cada número. Vamos achar um objeto para o número 18: Vamos utilizar a letra T do número 1 associado com a letra V do número 8. Então o número 18 poderá ser substituído pela palavra Trevo (Aqueles que dão sorte).você poderá escolher uma dessas letras para torna-la em um objeto concreto. Tente memorizar números extensos agrupando de dois em dois. Ex: 486523698745698. Comece pela dezena 48, 65, 23, 69, 87, 45, 69, 8. Utilize a Técnica Link para agrupar as dezenas.TÉCNICA DE REVISÕES PERIÓDICASApesar de ser um pouco chato, a revisão é a única maneira de se manter 100% do conteúdo estudado na sua memória.Vou dar um exemplo: - Se você parar de praticar musculação, os seus músculos tendem a voltar ao normal.O mesmo ocorre com a nossa memória. Todo dia, estamos aprendendo algo novo (Um novo amigo, quanto ainda resta do salário ou um novo modelo de uma roupa), o que faz com que o cérebro vá arquivando novos conhecimentos na frente do que já conhecemos.Por isso, aconselho a você, que deixe arquivado no seu computador, todas as viagens mentais que você fizer.


APLICAÇÃO DAS TÉCNICAS NO CÓDIGO PENALExemplo prático de

MEMORIZAÇÃO DO CÓDIGO PENAL
O Caput dos artigos 25 e 26 do código penal dizem o seguinte:CÓDIGO PENALArt.

25 - Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. Art. 26 - É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.Agora vamos aplicar a técnica do Link nos Art. 25 e 26:Art. 25 - A idéia principal deste artigo, é a legítima defesa. Então vou fazer a memorização de uma pessoa se defendendo de uma injusta agressão. Lembre-se, eu não memorizo todos os números dos artigos. Só memorizo as dezenas (Art. 10,20,30,40). Eis então a pergunta: - Como eu faço para saber o que diz o artigo 25? Simples, como eu memorizo as dezenas: (Art. 10, 20, etc...) eu localizo mentalmente o art. 20, e vou passando Link por Link até chegar no Link 5.Então vamos à memorização do art. 25: Imagine você sentado no sofá de sua casa, quando de repente entra um assaltante com uma arma de fogo. Como você é um policial, você atira nele e ele, ferido, joga a arma no chão e se entrega com as mãos para cima. Pronto! Você acabou de memorizar o art. 25.Agora vamos memorizar o art. 26: O assaltante está rendido. Só que você tem um irmão deficiente mental, que vem por trás do assaltante, pega a arma que estava no chão e atira várias vezes no assaltante, vindo este, a óbito. Pronto! Você memorizou o art. 26.


MEMORIZAÇÃO DOS CÓDIGOS - O CURSO (8)
PARABÉNS! Você acabou de aprender a melhor técnica de memorização. Esta técnica foi utilizada pelos povos da antiguidade, pois a escrita ainda não tinha sido descoberta. Depois que conheci a técnica, nunca mais deixei de usa-la. Graças a este método, consegui ser aprovado em vários concursos inclusive, no ENEM.Bom, se você conseguiu aprender a técnica, bem, se não conseguiu, pode enviar perguntas para o meu ORKUT (juliopachecol) que eu terei o maior prazer em responder. Um Abraço!

Nenhum comentário: