quarta-feira, 9 de setembro de 2009

apresentação de Artigo científico ou de Monografia

Prezado Aluno, Prezada Aluna,

Nos projetos dos cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Anhanguera-UNIDERP, em parceria com a Rede LFG, constava, inicialmente, a obrigatoriedade de o discente elaborar e apresentar um artigo científico, que é uma das espécies de trabalho de conclusão de curso - TCC.

Em razão do interesse de alunos de pós-graduação no ingresso em carreiras jurídicas ou em promoção dentro de sua carreira, e pelo fato de que há concursos/carreiras e órgãos que exigem (para fins de aproveitamento como atividade jurídica, de pontuação, de promoção, etc.)

a avaliação de monografia de final de curso para que alunos pós-graduados alcancem as finalidades acima mencionadas, houve alteração do projeto pedagógico, para que, doravante, o aluno possa optar pelo tipo de trabalho que pretende realizar (artigo científico ou monografia).

Tal escolha deverá ser realizada no momento do preenchimento do Formulário de Opção pela Modalidade do Curso (Formação para o Mercado de Trabalho – FMT ou Formação para o Magistério Superior – FMS), o qual será disponibilizado somente nos últimos meses do Curso.

É importante consignar que a apresentação de artigo científico ou de monografia em nada altera os prazos institucionais para a conclusão das atividades acadêmicas e para apresentação escrita dos trabalhos.

O mesmo se dá em relação à obrigatoriedade de apresentação oral do TCC, que é mantida em qualquer das duas situações (artigo científico ou monografia). Da mesma forma, o título de especialista é conferido sob qualquer das formas de apresentação do trabalho final.
Na última versão do Guia Acadêmico já consta a alteração acima mencionada (opção entre Artigo Científico ou Monografia).
Para que os alunos possam tomar conhecimento das principais dimensões que diferenciam o artigo científico da monografia, publicamos, abaixo, o seguinte quadro comparativo:

Parâmetros*

Artigo Científico
Número de laudas 15 a 25 laudas
Sumário reduzido, sem indicação das páginas.
Resumo e Palavras-chave
Abstract e Key words
Bibliografia (mínimo 10)


Monografia
Número de laudas 30 a 50 laudas, a partir do sumário. Elementos necessários

Capa
Folha de rosto
Dedicatória (opcional)
Agradecimentos (opcional)
Resumo e Palavras-chave
Abstract e Key words
Sumário, com indicação das páginas.
Bibliografia (mínimo 15)

* Tais parâmetros pertencem às exigências dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu TeleVirtuais da Universidade Anhanguera-UNIDERP.

Um forte abraço,
Profa. Alice Bianchini

Um comentário:

Ageu disse...

Oi! Poderia dar alguns exemplos de concursos que pediram a monografia como critério avaliativo para ingresso ou promoção em carreira jurídica?