sábado, 12 de setembro de 2009

RAIZES

No dia doze desse mês eu completei um ano de formada. Um ano! Um ano?! Nossa!! Um ano já se passou e o que foi que eu fiz da minha vida até agora???Pois é, gente, aquele dia que para muitos era apenas mais um dia de trabalho, de estudo, mais uma sexta-feira, veio como um soco bem no meio da minha cara. E eu caí estatelada diante da realidade.Há um ano eu não achava que ainda estaria aqui, estudando para passar em concurso público. Não, claro que não. Na minha linda imaginação eu já estaria trabalhando no meu maravilhoso cargo público, fazendo minhas especializações, viajando país afora para conhecer lindos lugares. Era tudo muito perfeito mas, infelizmente (ou felizmente), nem tudo acontece na nossa vida da maneira como sonhamos.O pior é a sensação de que minha vida está parada. É como se eu estivesse sentada em um auditório e no palco estão todas as pessoas que eu conheço. E todas elas estão fazendo algo de suas vidas, enquanto eu apenas observo. A Terra gira, mas eu não saio do lugar. Essa foi a sensação que eu tive naquele cinco de setembro.Então algo me ocorreu ... “não, eu não estou parada no tempo! Para quem me observa de fora pode parecer que sim, mas a verdade é que eu passei um ano crescendo, amadurecendo, criando raízes que me tornarão mais segura, mais forte. Cada concurso que eu faço e não passo, cada decepção, cada dia de cansaço, cada vez que alguém acha que estou perdendo meu tempo, cada uma dessas coisas me fortificam, servem como adubo para o meu crescimento” ... E descobri que sou como um carvalho. O carvalho é uma árvore forte que não enverga facilmente mesmo diante dos mais terríveis tempestades e vendavais. É uma árvore de raízes extensas, bem fincadas no chão. Mas, o carvalho não nasce assim de uma hora para outra. Não, ele demora, leva tempo até crescer e dar frutos. Primeiro ele tem que criar raízes bem fortes que garantirão sua estabilidade nos tempos difíceis.Eu sei que é muito bonito e poético falar sobre o carvalho, mas que na realidade é difícil e doloroso ver que nossos sonhos e planos estão parados no tempo. Ninguém planeja passar um, dois, três ou mais anos estudando para passar em um concurso. Todo concurseiro tem um grande sonho que é ser empossado o mais rápido possível. O que quero dizer com isso é que esse tempo todo de estudo, de preparação e sofrimento não será em vão. Não será algo que simplesmente passamos. Sei que hoje eu sou um ser humano bem melhor do que era há um ano. Sei que coisas boas aconteceram na minha vida durante esses doze meses. Não foi aquilo que eu planejei, mas foram coisas boas assim mesmo.Resumo da Ópera – Nem sempre as coisas saem exatamente da forma como planejamos ou desejamos. Mas isso não significa que tudo deu errado, apenas tivemos que trilhar outros caminhos. O importante é não desistirmos do nosso sonho de estabilidade em um bom cargo público. Pode ser que ele demore um pouquinho mais para se tornar realidade, mas no final tudo o que interessa é a conquista, é alcançar o alvo. Olhe para sua vida e veja tudo de bom que você tem e seja grato por isso. Não podemos nos esquecer que estamos fincando raízes para florescer com todo o esplendor!Malu, concurseira do Paraíso das Águas fazendo uma reflexão bem poética para o Concurseiro Solitário.

Nenhum comentário: