segunda-feira, 11 de agosto de 2008

20 DICAS DA PROFA MARINELA E DO PROF LEO VAN

PROFESSORA FERNANDA MARINELA - DIREITO ADMINISTRATIVO

1. PERSISTÊNCIA e muita PERSEVERANÇA.

2. DISCIPLINA. Estudar todos os dias, mesmo que o tempo não seja oideal, o importante é reservar sempre um tempinho para se dedicar aosestudos.

3. RESPONDER PROVAS DE CONCURSOS ANTERIORES. Essa providência éimprescindível para que o candidato se familiarize com a linguagemadotada pelas instituições, aprenda a administrar o tempo da prova eganhe mais malícia, o que facilita na escolha da alternativa verdadeira.
4. Esteja ATUALIZADO. Para as disciplinas da área jurídica é fundamentalacompanhar a mudança da legislação, os informativos e notícias dosnossos tribunais, especialmente, STF e STJ.
5. LER O EDITAL com cuidado! É inadmissível para o candidato de concurso errar a data de inscrição, o local e o horário da prova, os prazos paraos recursos, a exigência de caneta preta, a roupa adequada, chegaratrasado, além de outros. Ressalte-se que todas as exigências estãosempre previstas no edital, que é a lei do concurso.
6. PRATICAR UMA ATIVIDADE FÍSICA. A prática de uma atividade física além de manter a saúde ajuda a liberar a ansiedade e estresse.
7. LEITURA DA LEI SECA. Com certeza não é das tarefas mais agradáveis,mas é indispensável para as provas objetivas. Não se esqueça da atualização.
8. IGNORAR COMENTÁRIOS DESFAVORÁVEIS. Não se importar com os comentáriosdo “concorrente” quanto ao tempo de estudos ou qualquer outro comentárioque não esteja em consonância com a sua realidade. Lembre-se que cada umpossui um ritmo de estudo e metodologia própria, o fato de não estarfazendo o mesmo que o “fulano de tal”não o fará passar ou perder num concurso.
9. MUITA CORAGEM. O “quase” não é uma derrota, mas um sinal de que está perto, que deve continuar, que está no caminho certo. NÃO DESISTIR NUNCA!!
10. SABEDORIA... Crie uma metodologia própria após observar qual a formade estudo mais produtiva, ou seja, fazendo resumos, grifando, fazendo esquemas, apenas lendo etc.

11. A ESCOLHA DO MATERIAL É SEMPRE IMPORTANTE. Livro bom é aquele quenós gostamos de ler, mas é claro que não se pode pegar livrodesatualizado e de má qualidade, mas dentre os indicados pelosprofessores devemos escolher aquele que mais nos agrada em termos delinguagem, didática. O importante é o assunto ficar claro,entendido e guardado na memória.
12. ESCOLHER O CONCURSO DOS SEUS SONHOS. Escolha o concurso dos seus sonhos para que você possa ter um programa, um edital a ser seguido àrisca. Tentar fazer vários concursos é importante, apenas não saiacorrendo atrás de concursos que fujam muito ao programa do seu objetivoprincipal.
13. GRUPOS DE ESTUDO. A possibilidade de formar um grupo de estudos (não de batepapo!!!) com poucas pessoas (dois ou três, no máximo) pararesolução de questões, poderá lhe ajudar bastante. Dividir as dúvidas,ter algumas discussões é sempre saudável ao aprendizado, entretanto, somente dará certo se os participantes tiverem harmonia nos objetivos e acreditarem na proposta.
14. Ser humilde!!!
15. SUPERAR AS REPROVAÇÕES. A decepção e tristeza são naturais no diaseguinte à prova do concurso ou ao resultado desfavorável. Mas não podedesistir. Foi só uma batalha perdida, você ainda não perdeu a guerra. Aregra é levantar a cabeça, avaliar os erros, corrigir as falhas erecomeçar os estudos.
16. ALIMENTAÇÃO CORRETA. No dia da prova é fundamental uma alimentaçãoleve e saudável, o que evita o sono ou qualquer desconforto.
17. RELAXAR E DORMIR BEM. No dia que antecede e no dia da prova ocandidato deve relaxar bastante, buscar uma boa noite de sono e muitatranqüilidade.
18. O LANCHE. Especialmente para as provas de longa duração é interessante que o candidato leve para prova um lanche, nada muito pesado ou barulhento para não desconcentrar. A idéia é recarregar, reporas energias, por isso, um chocolate é ideal.
19. VIVER. É saudável para se manter uma boa qualidade de estudo que ocandidato saia de vez em quando, tenha vida social, cuide de si, tenhaum lazer. É importante descansar a mente, mas sem culpa!!!!
20. POR FIM, ACREDITAR!!! TER FÉ!!! A aprovação é um resultado de suadedicação e determinação. Não desista que a aprovação virá mais cedo oumais tarde, com certeza chegará a sua vez.
PROFESSOR LEO VAN HOLTHE - DIREITO CONSTITUCIONAL
Nas provas de Direito Constitucional dos mais variados concursos públicos é indispensável o conhecimento do candidato acerca da literalidade da nossa Constituição de 1988, em seus mínimos detalhes, diga-se de passagem. Para as provas elaboradas pela Fundação Carlos Chagas, a letra da Constituição responde quase a totalidade das questões da prova de Constitucional.
Já os concursos elaborados pela CESPE/UNB e pela ESAF possuem uma cobrança mais equilibrada entre letra da Constituição, doutrina e jurisprudência dos tribunais brasileiros.
Porém, mesmo nesses concursos, observa-se que o conhecimento acerca do texto da Constituição dá uma grande vantagem ao concurseiro, pois nem todos tiveram acesso àquele livro doutrinário específico cobrado na prova, tampouco àquela jurisprudência terrível que caiu e você não estudou. Daí o candidato não poder se dar ao luxo de errar uma questão, cuja resposta estava em local de tão fácil acesso: a Carta Política de 1988!!!

Quem já prestou ao menos um concurso público sabe que uma questão pode ser a diferença entre obter a tão sonhada aprovação e o famoso “bati na trave”!!!

Assim, apesar de não ser a única providência a ser adotada pelo concurseiro-campeão, aconselho a todos que queiram se enveredar pelo mundo dos concursos que comecem a estudar Constitucional com uma boa memorização (é isso mesmo, o famoso “decoreba”) do texto constitucional, nos seus mínimos detalhes, para não se surpreender com provas elaboradas às vezes “com requintes de crueldade”.

Nessa missão, a companhia de um bom manual de Direito Constitucional voltado para concursos ou até de uma Constituição comentada auxilia bastante nos momentos de dúvida ou de necessidade de aprofundamento da matéria.

No mais, parafraseando um professor aqui de Brasília, o negócio é marcar “x” e ser feliz.

Vida longa a todos os concurseiros do Brasil!!!

Nenhum comentário: