quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A DIFICIL ARTE DE LIDAR COM A IMPRENSA

Em termos de comunicação a imprensa tem sido uma forte aliada das grandes empresas. e com os escritórios de advocacia não é diferente.

Mas para a entrevista ter sucesso e o profissional se tornar uma fonte confiável do jornalista e do veiculo, é preciso ter alguns cuidados.

A revista ADV Consultou o presidente da burson-Marsteller Brasil, Francisco de Carvalho, que relacionou os 10 mandamentos para uma boa relação com a imprensa.

1 - seja simpático e não discuta com o repórter, mesmo que as perguntas não sejam agradáveis.

2 - seja objetivo e procure ilustrar seus comentários com fatos, estatisticas, analogias e exemplos.

3 - jamais assuma atitudes de escárnio e superioridade sobre o assunto. evite o uso de jargões profissionais, linguagem técnica e siglas desconhecidas do grande público.

4 - Jogue limpo e diga a verdade, se não puder revelar determinada informação, diga que não pode. não minta, não engane e não exagere, pois pode ser desmascarado.

5- Quando não souber a resposta, admita que não sabe e se comprometa a levantar as informações e esclarecer o jornalista o mais rápido possível.

6 - Respeite o timing do jornalista. Normalmente, ele está com pressa, pois obedece a prazos apertados de fechamento editorial. Sempre que solicitado, ligue de volta para o repórter no prazo estipulado por ele.

7 - Procure esclarecer qualquer mal-entendido primeiro com o próprio jornalista. Nunca reclame antes com o editor dele ou com o proprietário do veiculo.

8 - Não espere ganhar sempre. mesmo as melhores histórias muitas vezes não são bem aproveitadas.

9 - Não tome nada pelo lado pessoal. o repórter não é nem seu inimigo nem seu amigo. Ele é apenas um profissional que tem como compromisso atender ao público e seu veiculo.

10 - Nunca peça para o jornalista mostrar a matéria antes de ser publicada. Apenas reforce a sua disposição de atendê-lo caso ele necessite de algum esclarecimento sobre qualquer assunto abordado na entrevista.

fonte:http://www.advrevistadigital.com.br/

Nenhum comentário: