segunda-feira, 17 de novembro de 2008


10 Ideias para se Tornar num Grande Advogado

Maria João Freitas

No primeiro dia no escritório, vestido com o fato novo e carregando a pasta de couro, começa a pensar, entusiasmadamente, que tipo de problemas legais lhe serão apresentados.
A ambição leva-o ao pensamento, de se tornar no melhor advogado(a) estagiário(a) que, alguma vez passara pelo escritório. No entanto, não deve aspirar ser um grande advogado estagiário, mas sim um grande advogado. É esse o seu objectivo, primeiro e último e só você poderá pensar assim.
Por esta razão, recomendam-se as seguintes ideias:
Copie:
Nos gabinetes à sua volta, podem estar alguns dos maiores talentos em direito. No escritório poderá encontrar, sem dúvida, grandes advogados com diferentes estilos, hábitos e convicções. Reconheça isto e aproveite o mais que puder. Analise o que eles fazem e como fazem. Copie. Quando vir um advogado a fazer algo que demonstre eficácia, faça o mesmo. Copie os parágrafos e peças desses advogados e crie uma composição de estilos que funcione para si. Observe como diferentes pessoas actuam sobre a mesma questão. Encontre os meios que melhores são para si e torne-os seus. Talvez mais tarde, um(a) advogado(a) estagiário(a) faça o mesmo.
Resumindo, os grandes advogados aprendem com outros grandes advogados.

Faça Perguntas:
Admita que lhe falta experiência e simplesmente faça perguntas. Se não sabe, porquê que está a fazer algo, então, pergunte. Não pense que, fazendo perguntas irá revelar o seu desconhecimento às pessoas, para quem trabalha. Eles, também, estiveram no seu lugar e a maior parte, quererá ajuda-lo.
Por exemplo, quando lhe dão algo para investigar, deverá perguntar o porquê. Só, assim, poderá compreender e encontrar as nuances e as contradições nos casos que lhe apresentam.
Tenha em mente, que, qualquer advogado(a) estagiário(a) pode fazer uma tarefa, mas os grandes advogados sabem o porquê.

Reconheça Que a Roda Já Foi Inventada.
No decurso da prática na advocacia, raramente, vai deparar-se com algo, que nenhum advogado tenha já estudado. Se pensa que sim, verifique de novo. Pois, a roda já foi inventada, logo, não perca o seu tempo. Use, antes de mais, todos os recursos que estão disponíveis- livros, artigos, investigação online sob a forma de doutrina e jurisprudência. Use frequentemente e desde o início do seu estágio, esses recursos.

Trabalhe nos Detalhes:
Durante os primeiros tempos, terá de executar tarefas que parecem mundanas e simplistas. Tente evitar cair na armadilha de pensar que, tais tarefas são desmerecidas da sua atenção. Os grandes advogados não pensam assim.
O que fizer, pode não ser conhecido ou até reconhecido, mas, de qualquer maneira, tome orgulho naquilo que faz. Pode-lhe acontecer que, durante uma dessas tarefas mundanas, encontre algo importante e significativo.
Grandes advogados suam nos detalhes.

Persiga a oportunidade
Grandes advogados não perdem qualquer oportunidade para verem em acção, outros grandes advogados. Isto porque, não conseguirá aprender o que não assiste pessoalmente.

Aplique o seu saber
Não consegue ser um grande advogado, apenas, por observar outros grandes advogados. Precisa, também de aplicar todos os seus novos conhecimentos. Ao praticar, irá saber o que funciona e o que não funciona para si. Portanto, pratique, pratique, pratique... .

Seja profissional
Talvez, já tenha trabalhado num ambiente profissional. Seja qual for o seu passado profissional, adaptar-se ao stress e à pressão que existem num escritório de advogados, pode não ser tão fácil como pensa.
Talvez, seja um daqueles privilegiados, que trabalham num ambiente informal, mas, na maioria dos escritórios de advogado, não acontece assim. Não se esqueça, que o escritório é um local de negócios, que, permanentemente, é visitado por clientes. Pelo que, a própria imagem do escritório está em causa, assim como, o trabalho de todos os membros do escritório. Note que, grandes advogados deixam as suas piadas e comentários pessoais fora do escritório.
Acredite que, ouvirá em certas alturas, palavras duras por vezes, até injustas. Neste momento, sentir-se-á muito infeliz e o mais incompetente dos profissionais. Aproveite tirar o maior proveito destas más experiências. Estes momentos serão, melhor, digeridos, se tiver uma vida além do escritório. Não se esqueça, que fará tantos erros como fizeram os grandes advogados, antes de si. Enfim, reconheça a culpa quando ela é merecida e defenda-se quando não a é.
Os grandes advogados não são perfeitos, apenas quase perfeitos.

Obtenha Feedback
A determinada altura será analisado pelas pessoas, que o supervisionam. A maior parte dessa análise será generalista e raramente dirá especificamente quais são os seus fortes e os seus fracos. Procure, então, feedback sempre que possa. Mostre o seu trabalho e acolha as criticas recebidas, para que, ao reconhece-las, possa melhorar. Não tenha vergonha ou medo de mostrar o seu trabalho. Pense assim: as respostas que menos gostar, são aquelas que mais o aproximam de se tornar num grande advogado.

Procure ajuda sempre que necessite
Grandes advogados têm grandes ajudas. Essa ajuda pode vir da secretária ou de simples ajudantes do tribunal, enfim, por vezes, literalmente salvam um caso e por isso a sua carreira. Por essa razão, reconheça e elogie os que o ajudam. Diga que não trabalhou sozinho e reconheça o crédito de cada um.
Grandes advogados dividem o seu sucesso com as pessoas que os ajudaram.

Tenha uma vida fora do escritório
Grandes advogados têm outros interesses, fora do direito. Eles têm amigos e passatempos. Lêem óptimos livros e gozam desportos. Como advogado, terá de compreender as pessoas - os seus medos e motivações, pelo que, os grandes advogados têm perspectiva e discernimento amplos da vida, que não são adquiridos nas horas infindáveis passadas no escritório, mas sim, da experiência adquirida enquanto vive.

Neste momento, estará a embarcar numa das maiores experiências de vida, que, até agora teve. Mas, não se esqueça que, o seu fim último, não é tornar-se num grande advogado(a) estagiário(a) mas sim num(a) grande advogado(a). Portanto, tenha isto em mente e goze a viagem.

2 comentários:

vick disse...

eu quero ser advogada de primera isso é d+.

vick disse...

eu quero me adc quem é advogada ou quer ser advogada. vitoriasucesso@hotmail.com.msn.vitoriasucesso200@hotmail.com